top of page

 

 

 

 

 

 

 

 

O Projeto Didático Filosofando com o Cinema tem como objetivo incluir o cinema brasileiro nas escolas, conforme a lei 13.006/2014. Exibe filmes nacionais em diálogo com a filosofia.

 

Inicialmente foi exibido o filme Uma história de amor e fúria (direção Luiz Bolognesi, 2013), trabalhando os momentos históricos presentes no filme, acompanhado das teses do filósofo Walter Benjamin sobre o conceito de história e comentários sobre as teses do sociólogo Michel Löwy. O tema norteador para a realização da primeira sessão foi: "Quem conta a história?"

 

O filme Uma história de amor e fúria também foi apresentado e debatido em nova sessão, numa parceria com o PIBID Sociologia da UFMT. Nessa ocasião o tema orientador foi "Movimentos Sociais" e as discussões ocorreram acompanhadas dos textos de Walter Benjamin; Michael Löwy; Caio Prado Jr.; Octavio Ianni e Bernardo Sorj.

 

A equipe que encabeça o projeto Filosofando com o Cinema trabalhou ainda no apoio a outras inciativas que envolviam a exibição e o debate de filmes: 

a) na sessão CurtaFilô do projeto didático "Varal Filosófico: Política para não ser idiota" (confira a página do projeto);

b) na discussão sobre futebol e cinema promovida pelo PIBID Educação Física da UFMT que apresentou e discutiu o filme Offside [Fora do Jogo], do diretor iraniano Jafar Panahi.

 

O projeto Filosofando com o Cinema continuou suas atividades com a sessão “Como pensamos?” cujo objetivo era apresentar aos alunos do 1º ano do ensino médio os principais estilos literários utilizados na filosofia e os diferentes tipos de filósofos, realizando assim uma atividade de introdução à filosofia.

 

 

 

Recursos didáticos da sessão Uma história de amor e fúria do Projeto Filosofando com o Cinema

Filme
"Uma história da amor e fúria"
(dir. Luiz Bolognesi, 2013)
 
Vídeo
"Jornada do herói"

"Memória do fogo" trilogia de Eduardo Galeano utilizada para confecção do varal de textos

Painel

"História do Cinema Brasileiro"

 

Recursos didáticos da sessão Como pensamos? do Projeto Filosofando com o Cinema

BAIXAR

bottom of page