top of page
Projeto
Varal Filosófico:
Política para não ser idiota

Abordagem sobre a política através do estudo do livro Política para não ser idiota (M. S. Cortella e R. Janine Ribeiro), da apresentação de seminários, de visitas aos órgãos públicos (Tribunal Regional Eleitoral e Assembléia Legislativa de Mato Grosso) e exposição de trabalhos em forma de varal. Esclarecer que é importante a participação do cidadão na vida política de sua cidade e seu país, mostrando que a política não é só movida pelos partidos políticos, mas sim por toda sociedade.

À MARGEM DOS TRILHOS (Direção Marcelo Pedroso e Pedro Severien, 2014)

Sinopse
Uma reflexão sobre o tema da habitação social, a partir do trajeto feito pelo trem do forró que sai das proximidades das torres gêmeas, passa pelo cais José Estelita e cruza a ocupação da Vila Sul, na cidade de Recife-PE.

 

VIDAS NO LIXO (Direção Alexandre Stockler, 2008)

Sinopse
O filme mostra crianças e adolescentes que vivem do lixo. Enquanto reviram sacos de lixo pelas ruas e recolhem materiais úteis para vender a empresas de reciclagem, crianças - que se alimentam deste mesmo lixo - falam sobre suas vidas, suas famílias, seus sonhos e desejos de estudar, mas logo sua avassaladora realidade se impõe com a gravidez inesperada de uma menina de 14 anos.

 

O QUINTAL DOS GUERRILHEIROS (Direção João Massarolo, 2005)

Sinopse
O filme traz três jovens idealistas de um país que vivia o momento mais caótico da submissão aos militares. Um quintal é o palco para as decisões sobre que tipo de obras, filmes, músicas e que personalidades poderiam ser considerados contra as leis vigentes no momento. “O quintal dos guerrilheiros” não é só sobre a repressão ao pensamento, mas também sobre a dubiedade que qualquer obra, seja ela música, cinema ou livros, possa ter. Afinal, não existe um único meio de se ver as coisas.

 

VÁRIAS VIDAS DE JOANA (Direção Cavi Borges e Abelardo de Carvalho, 2009)

Sinopse
O filme apresenta a participação das mulheres na ditadura militar. Feito inteiramente com imagens cedidas pela Cinemateca e Arquivo Nacional, mostra a vida de Joana que nasceu no interior do Brasil e resolveu vir para o Rio de Janeiro estudar em 1968. Sua história acaba se misturando com a história daquele momento de ditadura.

bottom of page