top of page

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para execução do projeto elaborou-se um material didático próprio, uma vez que o livro didático de filosofia não contempla o tema. Além do caderno pedagógico criado, selecionaram-se outros recursos didáticos como vídeos (curtas e longa-metragens) e imagens (fotos, pinturas e esculturas) para o trabalho durante as aulas.

 

Em uma das escolas onde se desenvolve o projeto será realizada uma instalação/exposição em forma de varal com pequenos papers e cartazes produzidos pelos estudantes do ensino médio e pelos bolsistas do PIBID, contando ainda com a exibição de curtas sobre os assuntos discutidos durante as aulas.

 

 

 

 

O Projeto Didático Filosofia e Consciência Negra: desconstruindo o racismo tem como objetivo desenvolver uma proposta de ensino de filosofia no ensino médio articulado à lei nº 10.639/2003 (História e Cultura Africana e Afro-brasileira). Inicialmente realizou-se o estudo das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” e da obra “Ensino de Filosofia e a lei 10.639”, de Renato Noguera.

A partir desses estudos optou-se por um projeto em duas vertentes:

a) investigação sobre a construção histórica do racismo científico nos séculos XIX e XX no Brasil e no mundo;

b) apresentação de algumas expressões das filosofias africana e latino-americana dos séculos XX e XXI,    principalmente Frantz Fanon, Mogobe Ramose, o Afroperspectivismo e a Filosofia da Ancestralidade.

Cadernos pedagógicos do

Projeto Filosofia e Consciência Negra

Filosofia e Consciência Negra: desconstruindo o racismo

O primeiro caderno (Vol. 1 – Racismo Científico no Brasil e no Mundo) faz uma investigação através da história das ideias. Apresenta e analisa o surgimento de algumas das principais teorias racistas contra os negros e os africanos durante os séculos XIX e XX. Mostra como essas teorias surgidas na Europa influenciaram o pensamento e as políticas públicas no Brasil. Todo esse histórico serve para começar a compreender um pouco sobre as relações étnico-raciais em nosso país e no mundo.

Baixar

O caderno 2 (Vol.2 – Outras margens da filosofia: Filosofias Africana e Latino-americana) permite um contato inicial com expressões filosóficas contemporâneas elaboradas em solo africano e latino-americano, com destaque para as produções brasileiras. Apresenta filósofos e filósofas ainda pouco divulgados no país e nos livros didáticos de filosofia. Possibilita o contato com textos de autores fundamentais para as lutas de libertação nos países de África e da América Latina e conhecer um pouco das pesquisas recentes em filosofia nas universidades nacionais.

Baixar

Caderno pedagógico 1 “O que é raça?”, contém sinopse e ficha técnica do filme “Pele negra, máscara branca”, mapas conceituais, textos sobre raça, racismo e censo demográfico, boxes informativos, glossário.

BAIXAR

 Caderno pedagógico 2 “De onde vem o racismo?” contém sinopse do filme “Racismo: uma história”, comentário sobre o filme, textos sobre história da África, racismo científico e eugenia, glossário, texto filosófico.

BAIXAR

Documentário utilizado no

Projeto Filosofia e Consciência Negra

Filme: Pele Negra, Máscara Branca

Gênero: Documentário
Direção e roteiro: Conrado Krainer
Ano: 2006
Duração: 19 min

 

Sinopse
“Pele Negra Máscara Branca” se trata de um documentário que aborda o racismo no Brasil, o problema da ideologia do branqueamento. Esta abordagem é feita através de uma ousada proposta de edição cujo objetivo é o de traduzir os conceitos herméticos das ciências sociais para o público leigo.

bottom of page